Tambem se tentou perceber se há lexico na Lingua Gestual suficiente para explicar termos usados em Fisico-Quimica ou Biologia.
Para dar o exemplo, os funcionários do Pavilhão do Conhecimento têm formação semanal em Lingua Gestual e desde este ano têm tambem um funcionário surdo que os tem ajudado. Nós achamos a iniciativa é notavel e louvável e que mais entidades deviam seguir o exemplo do Pavilhão.
Interviram várias pessoas como uma senhora do CNO (Centro de Novas Oportunidades) e outra senhora da Quinta de Marrocos. Estavem presentes várias pessoas da comunidade surda, vários professoas, como a nossa professora Maria José Almeida e um professor de música que nos veio explicar que os surdos podem ter uma "relação" com o som.
Aprendemos a fazer "Bolo na Caneca" confeccionado pela nossa voluntariosa colega Mafalda Monteiro e manteiga a partir de natas frescas onde todo o publico participou.
O encontro foi interessantissimo, a Fátima Alves (responsável pelo serviço de acessibilidade do Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva) foi super simpatica e divertida e criou um ambiente informal e confortavel durante todo o evento.
Assim terminamos com uma citação do professoa Simão Costa, que estava presente: "... é errado dizer que os surdos não podem ter uma relção com o som. Eles sentem-no."
Atenção que vai se realizar, antes do fim do ano, o II Encontro. Estejam atentos há pagina da Pavilhao do Conhecimento.
Para a comunidade surda temos uma informação que se calhar desconheciam e que foi uma informação adquirida durante o encontro: toda e qualquer pessoas da comunidade surda, criança, jovem ou adulta, pode ir até ao Pavilhao do Conhecimento e visitar as exposições com tradução em Lingua Gestual. Basta apenas avisar com,alguma antecedencia para confirmar a disponibilidade do interprete ou do monitor surdo. A partir de Setembro está disponivel a informação de que fins de semana ele está. O email de marcação é acesso@pavconhecimento.pt e poderá usufruir de tudo o que o Pavilhão tem a oferecer... =)
Sem comentários:
Enviar um comentário