Dia 25 de Julho comemorou-se o 11º Aniversário do Pavilhão do Conhecimento e nós estivemos lá para comemorar também.
Os festejos começaram as 11h com várias actividades na rua para entreter os miúdos e os graúdos. Havia uma piscina para os mais novos fazerem bolinhas de sabão gigantes, estava um Sr. a pintar ténis da Sanjo® que ficaram espectaculares, eram mais grafites nos ténis do que propriamente desenhos. Na Ciência é um Laboratório ensinaram a fazer pipocas, algodão doce e gelados, havia um espaço onde os mais novos podiam fazer desenhos alusivos ao dia e um pouco mais tarde apareceu a banda Tumbala que proporcionaram uma performance musical com máquinas estrambólicas de cena, ou seja, eles faziam musica, boa musica, com tubos, não eram só tubos mas o que dava o bom ritmo eram os tubos. Havia também a Ciência Fresquinha que era uma bicicleta que distribuía “gelados científicos.” Participaram também vários artistas do Chapitô.
A partir das 15h os Minitores (monitores de palmo e meio) que acompanhavam e ajudavam os visitantes nas várias exposições.
Das 18h30 ás 20h deu-se a inauguração do novo auditório, que durante a Expo 98 era o Pavilhão dos Mares, com tradução em Língua Gestual Portuguesa feita pela intérprete Deolinda Grilo.
Estiveram presentes também os directores da Ciência Viva, alguns autarcas e o Ministro Mariano Gago. Durante a cerimónia faz-se referencia á Bicicleta Espacial que fazia 4 anos e 137 dias e deram-se os lançamentos do 2.º roteiro de Lisboa – Biodiversidade (visto que 2010 foi nomeado o ano da Biodiversidade) e do livro Tudo ao Contrario que consiste num relato diário de uma equipa de um centro de ciência viva que, por um dia, trocaram os seus serviços de administração, tesouraria, etc, para serem monitores e verem como é a interacção entre os monitores e o publico. Apresentou-se a mala LAGA, que é um saco de papel que suporta 55 kg e é biodegradável (que é na loja do Pavilhão Atlântico- Ciência Viva®) e o Centro de Ciência Viva de Aveiro ofereceu ao Pavilhão uma mala que é um modulo de ciência – a “Mala Teimosa”, visto que contraria sempre o movimento que estamos a fazer e anunciaram também que, a partir daquele dia, a Sanjo® ia calçar toda a equipa do Pavilhão.
Comentários…? Finalmente há algo de bom e unicamente português que é reavivado, visto que (e se alguns não sabem) nos anos 80 a Sanjo® era a marca portuguesa que fazia os melhores ténis em Portugal mas entretanto extinguiram-se.
Mais tarde passamos todos para um salão, com um design super invulgar mas adequadíssimo ao espaço, onde todos cantamos os parabéns, bebemos um pouco de champanhe, sumo ou agua e onde comemos um pouco de bolo de anos também.
Resumindo: o dia foi longo, preenchido de actividades, interessante e super divertido e o nosso desejo é poder assistir ao número máximo de aniversários do Pavilhão do Conhecimento que pudermos. =)
OH MY GOD...!!!
ResponderEliminarTou de fora em tudo =(
Tenho de ser muito mais activaaaa
beijox gandes! =)
Ola meninas :D
ResponderEliminarQual é a proxima???
Beijinho **